Exames

EXAMES
BIOIMPEDÂNCIA

ESPECIALIDADE: NUTRICIONISTA

O exame de bioimpedância  mede através de uma leve corrente elétrica que passa pelo corpo a quantidade de água, gordura e massa magra. Em outras palavras, é um exame que mede sua composição corporal, a quantidade média desses três elementos. Pode ser solicitado tanto pelo Nutricionista quanto por outras especialidades como Endocrinologista por exemplo.

DOPPLER COLORIDO VENOSO DE MEMBROS INFERIORES E SUPERIORES

ESPECIALIDADE: ANGIOLOGISTA

O Doppler venoso de membros inferiores (MMII) avalia as veias que drenam o sangue das pernas.

Para investigar as varizes, o ultrassom doppler venoso consegue detectar a presença de refluxo (fluxo ao contrário do normal).
O ultrassom doppler permite também avaliar o tamanho das veias safenas, perfurantes e colaterais varicosas.

Outra indicação é o diagnóstico e acompanhamento de trombose venosa. Na trombose venosa, o sangue coagula dentro das veias, obstruindo o fluxo venoso e dificultando o retorno do sangue ao coração.  O coágulo pode se desprender das veias das pernas e alcançar os pulmões, causando a embolia pulmonar. O Doppler venoso dos membros inferiores consegue detectar trombos recentes ou antigos nos membros de forma precisa e indolor. É o exame mais usado para diagnóstico de trombose venosa.

ECODOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAL

ESPECIALIDADE: ANGIOLOGISTA

Exame complementar de diagnóstico, não invasivo, que através dos ultrasons, permite avaliar em tempo real o estado anatómico e hemodinâmico da circulação extracraniana, nomeadamente das artérias carótidas (Comum, Interna e Externa) e artérias vertebrais.
O Ecodoppler Carotídeo e Vertebral permite o estudo da doença aterosclerótica (caracterizando as placas ateroscleróticas e quantificando estenoses), aneurismas, angulações e outras patologias não ateroscleróticas, como arterites, dissecções etc.

ECODOPPLER DE MEMBROS INFERIORES

ESPECIALIDADE: ANGIOLOGISTA

O ecodoppler venoso dos membros inferiores é um exame não invasivo que utiliza os ultrassons de modo a adquirir informações sobre a anatomia, fisiologia e a patologia do sistema venoso superficial e profundo.

Desde a sua introdução em 1960 os ultrassons foram rapidamente aplicados à medicina, contribuindo enormemente para a precisão e rapidez do diagnóstico e do tratamento subsequente. Fácil de executar, mas difícil de interpretar, a ecografia, posteriormente associada à codificação a cores e ao efeito Doppler, veio revolucionar o mundo da imagiologia, da obstetrícia, da cardiologia, da angiologia entre outros. Porém, a sua execução requer um treino adequado para que não se caia em erros de diagnóstico. Muito especialmente o ecodoppler venoso requer além dos conhecimentos básicos necessários, um conhecimento aprofundado em hemodinâmica. Na verdade, os conhecimentos e o treino do examinador são mais importantes que o equipamento propriamente dito. Se a ecografia está relacionada com o estudo da imagem na maioria das disciplinas, já a sua aplicação ao estudo das veias não é linear e um conhecimento de aprofundado de hemodinâmica é absolutamente necessário para que o examinador forneça um exame de qualidade e útil ao posterior tratamento do paciente. A dificuldade deste exame e a falta de centros especializados para ministrar o treino necessário fazem com que ainda hoje os resultados do exame sejam controversos.

HOLTER 24 HORAS

ESPECIALIDADE: CARDIOLOGISTA

É um exame realizado por meio de um dispositivo portátil que pesa cerca de 100 gramas. O paciente deve ficar com ele acoplado na cintura por um
período de 24 horas executando todas suas atividades rotineiras: andar, trabalhar, comer. O holter registra os batimentos cardíacos do indivíduo e detecta se houve alguma alteração ao longo do período.

MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DE PRESSÃO ARTERIAL - 24 HORAS (MAPA)

A MAPA (assim mesmo, no feminino) é a sigla de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Trata-se de um exame útil tanto no diagnóstico e no acompanhamento da Hipertensão Arterial.

A pressão arterial varia constantemente por isto não podemos na maioria dos casos estabelecer o estágio de Hipertensão Arterial somente com as leituras da pressão arterial realizadas no consultório.